KOMBUCHA

Há muito tempo estou devendo esse post pra vocês num é?



⤖Finalmente hoje estou aqui para falar do Kombucha, uma bebida MILENAR mas que chegou agora ao paladar do Brasileiro e nos conquistou de vez.

Definitivamente não foi atoa, sabe porquê?

O Kombucha é uma bebida fermentada obtida através de chá açucarado acrescido de bactérias simbióticas e leveduras osmofílicas (que precisam da alta concentração de açúcar para se desenvolverem). 


A palavra "Kombucha" é derivada das palavras japonesas alga marinha (Kombu) e chá (cha). Também é conhecido como Fungo do Chá Vermelho. Acredita-se que ele surgiu na China há mais de 2.000 anos atrás, enquanto alguns outros papers falam sobre o consumo dessa bebida em países como Rússia, Alemanha e Oriente Médio ao longo da história.

A fermentação do Kombucha dura por volta de 7 a 10 dias em condições bem caseiras de preparação. É muito importante que você saiba e confie na origem do Kombucha que você consome para evitar riscos de contaminação/infecção.
A medida que o processo de fermentação evolui, o gosto do Kombucha muda de um sabor agradavelmente frutado, azedo e espumante para um gosto suave de vinagre, aumentando assim a aceitação pelo consumidor e outros aspectos sensoriais da bebida. Ultimamente, uma bebida levemente gaseificada, agridoce e parecida com uma sidra tem sido produzida, apresentada e muito bem apreciada por aqui.

A primeira produção caseira ocorre por fungos de ordem de correio (doações), estes por sua vez vão se reproduzindo e formando tapetes fúngicos do chá internamente e, a medida que forem se formando mais tapetes em sua produção você poderá fazer doações a quem tiver interesse de ter a própria produção de Kombucha em casa também!

Apesar de utilizarem o chá verde para o preparo da bebida, a combinação de chá preto com o açúcar cristal é considerada o melhor substrato para o fungo do Kombucha.

Ela é conhecida por ter uma série de benefícios profiláticos e terapêuticos! Chegou na parte que vocês estavam esperando né?? 

Quer saber pelo que o Kombucha é conhecido? Vamos lá:

ajuda na digestão
alivia a artrite
previne infecções
melhora o funcionamento intestinal
combate o estresse
pode ajudar no combate ao câncer
fornece alívio contra as hemorroidas
pode melhorar os níveis de colesterol
ajuda a equilibrar a flora intestinal por ser uma bebida probiótica

Acredita-se também na capacidade de:

melhorar a saúde do cabeço, pele e unhas
reduzir distúrbios nervosos
reduzir insônia
aliviar dores de cabeça
reduzir desejo por álcool em alcoolatras
reduzir calcificação renal
diminuir distúrbios menstruais e ondas de calor na menopausa
melhorar a visão
regeneração celular
estímulo de sistemas glandulares do corpo
alívio de asma e bronquite
melhora do metabolismo em geral

E ai?? Deu pra saber um pouquinho?! Olha, bonito não é mas que é gostoso e que carrega uma série de vantagens é verdade!
Que tal introduzir 100ml por dia de Kombucha na sua rotina?

                                                                                      (Amarasinghe H et. al., Food Sci Nutr. 2018)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEITE DE VACA PODE?

O QUE VOCÊ SABE SOBRE ALIMENTAÇÃO SEM CARNE?

ÁGUA (MORNA!!)COM LIMÃO EM JEJUM: E AÍ?