VOCÊ SENTE MAIS FOME NO FRIO?

Nos dias mais frios realmente temos um gasto maior de energia sabe por quê? 
O corpo acelera o metabolismo de forma a manter nossa temperatura interna controlada e isso nos faz querer comer um pouco mais e de alimentos que sejam fontes de energia rápida como os carboidratos por exemplo.

Nada disso é problema se soubermos fazer boas escolhas. Aumentar a quantidade que comemos em um dia que estamos com mais fome é completamente normal, afinal não sentimos a mesma fome todos os dias não é mesmo?

Fora isso, não é porque está frio que precisamos dobrar o volume do prato toda vez que vamos comer. Basta saber ouvir os sinais que nosso corpo nos dá e saberemos exatamente o quanto de comida queremos comer e a hora em que estamos saciados. Respeitando os sinais do corpo não há de ter preocupação com  ganho de peso ou perda do resultado de "horas de dedicação" na academia.



Sopas, cremes, risotos, tortas, purês, panquecas e massas podem ser ótimas opções de refeição se você usar mais ingredientes naturais e comer de forma moderada, com regularidade, evitando ficar longos períodos sem se alimentar. A chave aqui é respeitar sua fome, buscar variedade, regularidade e, sobretudo, qualidade! É importante tentar aumentar o consumo de alimentos in natura, comida mais caseira e diminuir os ultraprocessados. Cozinhar não vai ser um fardo na sua vida se você conseguir adotar pequenas mudanças. Que tal eleger um dia da semana para pré-organizar sua alimentação? Sopas, por exemplo, são excelentes aliadas nessa época do ano. Você pode fazer uma panela grande e armazenar em recipientes individuais (pode ser no freezer) para só esquentar e comer!





Passar fome, fazer jejum ou dietas malucas só vão trazer mais preocupação em torno da comida e desacelerar seu metabolismo; isso pode até aumentar o risco de ganhar peso. Não fique alimentando antigas crenças na sua cabeça, como a que diz que “comida de inverno engorda”. Todos os alimentos são permitidos quando se tem equilíbrio, especialmente se você apostar em usar alimentos frescos e mais caseiros como base.

No frio também temos mais preguiça de nos movimentar. Mas tente não cair na tentação do sedentarismo, faça uma atividade física que te dê prazer e te ajude a relaxar. No final do inverno, você se sentirá feliz por ter cuidado bem do seu corpo e da sua saúde, e os resultados vão aparecer na balança.


E uma última dica, mas não menos importante: não se esqueça de tomar água, porque no frio a tendência é beber menos. Ande com uma garrafinha à tiracolo, assim você não se esquece. E cuidado com o excesso de bebida alcoólica – um vinhozinho no frio cai super bem, concordo, mas como tudo na vida, em excesso pode fazer mal.


Ficar "preso" na caixinha pensando unicamente em perda de peso e dieta nos deixa obcecados por comida. Ficamos bitolados com comida e por comer. A restrição que nos impomos piora a relação com a comida e pode gerar compulsão alimentar justamente pelos alimentos "proibidos". Pois já diz bem o ditado: "Tudo que é proibido é mais gostoso". Quanto mais tentantos não comer, mais queremos. Como citei acima, o ideal é entender os sinais do corpo e respondê-los de maneira adequada para que se tenha uma boa relação com a comida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEITE DE VACA PODE?

O QUE VOCÊ SABE SOBRE ALIMENTAÇÃO SEM CARNE?

ÁGUA (MORNA!!)COM LIMÃO EM JEJUM: E AÍ?